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terça-feira, 5 de janeiro de 2010

TOP 5 - Piores Comerciais de TV

Há muito tempo o Brasil é considerado um dos principais centros de referência em publicidade no mundo. A campanha realizada pela Brahma na copa de 2002, por exemplo, ficou conhecida mundialmente, ganhou prêmios e alcançou a incrível marca de 44% no índice de lembrança de propaganda de TV na história. O sucesso da campanha foi tão grande que a tartaruga que protagonizava os comerciais praticamente se tornou o mascote oficial da seleção brasileira.
Tamanho sucesso se deve principalmente à criatividade (ou jeitinho) do brasileiro, capaz de transformar uma ideia aparentemente estúpida (como uma tartaruga fazendo embaixadinhas com facas) em um projeto vencedor.
Mas, como nem tudo são flores, existem campanhas publicitárias no Brasil tão ruins a ponto de fazer o consumidor duvidar se o que está sendo dito é verdade ou uma grande piada.
Foi pensando na incompetência desses profissionais que selecionei cinco das campanhas mais idiotas da atualidade. Confira.

5- Cerveja Sol – Vampiro na praia

Comercial de cerveja na praia já virou pleonasmo. É como subir pra cima, hemorragia de sangue etc. Acho que a última vez que vi um comercial de cerveja num bar (embora alguns publicitários não saibam, o produto “também” é consumido em bares) foi nos tempos do baixinho da Kaiser, hoje em dia não consigo mais imaginar um comercial de cerveja que não seja gravado na praia com dezenas de atores e figurantes malhados, que mais parecem ter uma dieta baseada em saladas e barrinhas de cereal do que em porções de torresmo com cerveja.
O comercial da cerveja Sol segue a fórmula: praia, calor e mulher pelada, mas se destaca pela ousadia. Isso porque eles inserem um vampiro, isso mesmo, um vampiro com direito a todos os clichês tirados dos filmes do Bela Lugosi da década de 30. Vale lembrar que a caracterização do vampiro não vai além das tradicionais fantasias de baile de carnaval vendidas em larga escala na rua 25 de março.

Em comercial de cerveja até vampiro vai à praia


4- Sazón – É o Amor

Comerciais com a dupla Zezé di Camargo e Luciano têm sempre uma pré-disposição natural a serem ridículos (basta ver os comerciais das Lojas Marabraz). Isso porque giram em torno de jingles, que nada mais são do que paródias dos sucessos da dupla. Outro recurso utilizado em demasia nesses comerciais são os falsetes de Zezé di Camargo, que muitas vezes chegam a causar desconforto no telespectador. Acredito que a proposta da Ajinomoto para a campanha mais recente era explicar a ligação entre o tempero conhecido como “amor” e a música “É o amor”, sucesso dos anos 90, mesmo após centenas de comerciais tendo Zezé e Luciano como garotos propaganda do produto, cantando a plenos pulmões o famoso refrão. Embora seja completamente idiota, a ideia não é nova e já foi utilizada diversas vezes no cinema como é o caso das trilogias Star Wars e Silêncio dos Inocentes, que têm as origens de suas estórias contadas justamente nos episódios finais.
Embora o resultado não tenha sido tão ruim no cinema, não podemos comparar Zezé di Camargo e Luciano a Hannibal Lecter e Luke Skywalker e é por esta razão que o comercial é um fracasso.

O "ínicio" da trilogia Sazón


3- Dolly – Malfeito de propósito

Citar as propagandas de Dolly entre as piores é marmelada, mas elas são tão tradicionais que seria um crime deixá-las de fora.
Além de roteiros idiotas os comerciais também possuem efeitos especias produzidos pelos mais primitivos programas de computador, atingindo resultados ainda piores que os do seriado Chapolin, produzido na década de 70. Embora sejam um lixo, essas propagandas parecem ser feitas com muita convicção, uma vez que a empresa já ganhou muito dinheiro e não precisa mais contratar agências de fundo de quintal para produzir seus comerciais.
Já são tantos anos produzindo as propagandas mais toscas da televisão brasileira que achei justo exibir não um, mas dois comerciais do Dolly. O primeiro vídeo destaca-se principalmente pelos efeitos especiais e pelo encontro de Dolinho, mascote da empresa, com Papai Noel em mais um comercial feito para celebrar datas comemorativas, enquanto o segundo explora o grande talento, fama e credibilidade de Kleber Bam Bam e Rafael Vanuci (???).


Papai Noel e Dolinho em uma mensagem de Natal. Destaque para as roupas verdes do bom velhinho, para não fazer referência à Coca Cola.



O ex Casa dos Artistas Rafael Vanuci e o ex BBB Kleber Bam Bam em um dos encontros mais toscos da televisão brasileira. Destaque para o estilo Robinson Cordeiro de cantar do Rafael Vanuci.


2- Tekpix – Estilo barraca de degustação

A Tecnomania, ao lado de Diet Shake e Cogumelo do Sol, é percussora em uma das técnicas de propaganda para TV mais chulas de todos os tempos, a qual eu costumo chamar de Merchan de Bancão. Trata-se de uma prática utilizada principalmente em programas voltados para o público feminino em emissoras de pouca audiência, onde as matérias são interrompidas para dar espaço a um patrocinador que anuncia seu produto atrás de um balcão. Acredito que seja uma das estratégias de venda mais desleais utilizadas na televisão, uma vez que um programa pode ter dezenas de anunciantes de balcão além dos tradicionais intervalos comerciais, resultando em inúmeras interrupções que acabam, na maioria das vezes, levando o telespectador à loucura. O destaque para a Tecnomania, no entanto, não se deve aos tradicionais anúncios da multifuncional câmera (e canivete suíço)Tekpix no programa da Sônia Abrão ou da Márcia Goldsmith. O vídeo escolhido é uma tentativa frustrada da Tecnomania de fazer uma propaganda mais ambiciosa. Na oportunidade a empresa chegou a contratar a ex BBB Íris Stefanelli (???) para anunciar o produto. Em determinado momento do comercial o telespectador é surpreendido por um breakingnews estilo plantão da Globo feito pelo garoto propaganda Juares, causando um dos efeitos mais bizarros da história da propaganda em todos os tempos, uma vez que a voz de Juares sobreposta à imagem da “atriz” nos da a impressão de que ela é um transsexual.


Um projeto ambicioso da Tecnomania. Destaque para a "primorosa" atuação da ex BBB Íris.



1-UOL – Pacotão de clichês

O UOL é uma empresa detentora de uma infinidade de produtos e serviços, além de possuir um site que é considerado o maior e melhor em conteúdo no país. Porém, quando o assunto é propaganda, deixa muito a desejar.
Uma das principais características das propagandas do UOL são os clichês, como é o caso das propagandas em que um pai de família direciona piadinhas ofensivas e sem graça ao namorado de sua filha. Aqui temos um plágio dos velhos (e bota velhos nisso) comerciais da margarina Qualy onde o “namorado folgado” era o núcleo da trama. Além de sem graça esse recurso revela uma visão quadrada que o UOL tem das famílias do século XXI, como se os sogros ainda tratassem seus genros como a 50 anos atrás.
Podemos citar, também, outros grandes fracassos como: a babação de ovo da empresa querendo comparar seus clientes a super heróis, fazendo alusão àquelas cenas manjadas de Hollywood e da Liga da Justiça em que os heróis caminham em câmera lenta em frente a luz e a tentativa patética de transformar o nome da empresa em uma onomatopeia. Vale lembrar que a falta de criatividade foi o fator determinante para que o UOL conseguisse a primeira posição no ranking de piores comerciais de TV, superando competidores tradicionais como Dolly, embora eu acredite que ambas as empresas tenham contratado a mesma agência publicitária para produzir seus comerciais.

O velho clichê do namorado folgado. Ideia copiada dos comerciais da margarina Qualy.


Tentativa frustrada de transformar a palavra UOL em uma onomatopéia. Destaque para a irrelevância da informação.


UOL forçando a barra

3 comentários:

  1. Muito bom seu post. Achei seu blog porque iniciei uma coluna no meu sobre a ditadura das mulheres princesas em anúncios e peças publicitárias.
    Nem me lembrava mais do Sazon "É o amor.." rsrssr Valeu recordar! Sucesso pra vc! Parabéns!

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  2. analisei os comentarios e cheguei a conclusao que os ridiculos semple voltam a tona parabens

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  3. Olá, estou fazendo um post justamente sobre propagandas ruins, pelo que vi concordamos com uma do dolly rrsrs, a da câmera tb é péssima... preciso nem falar, ta mais pra teatrinho do que pra propaganda.

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