BlogBlogs.Com.Br

sábado, 2 de janeiro de 2010

A Eterna Coleção Vaga-Lume


Não conheço uma coleção de livros tão famosa quanto a Vaga-Lume no Brasil. Lançada a partir de 1972 pela Editora Ática, a coleção conta atualmente com cerca de 100 títulos, alguns deles considerados clássicos como é o caso de “ A ilha perdida”, “Um cadáver ouve rádio”, “O caso da borboleta Atíria” e “O escaravelho do diabo”.
Os livros da série são direcionados ao público infanto juvenil e possuem uma linguagem simples e envolvente, que busca despertar o gosto e o habito de ler. Utilizados em larga escala por professores ao longo dos anos, os livros da coleção Vaga-Lume marcaram a vida de milhões de brasileiros e foram também a porta para o sucesso de muitos escritores que iniciaram suas carreiras escrevendo para a série, como é o caso do escritor, tradutor e cineasta Marcos Rey, autor de vários livros da coleção.
Em 2007, em comemoração aos 35 anos da série Vaga-Lume, a editora Ática lançou uma caixa com 10 clássicos especialmente selecionados. São eles:

-A ilha perdida, de Maria José Dupret;
- O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida;
- Açúcar amargo, de Luiz Puntel;
- Éramos seis, de Maria José Dupret;
- Os barcos de papel, de José Maviael Monteiro;
- O menino de asas, de Homero Homem;
- O caso da borboleta Atíria, de Lúcia Machado de Almeida;
- Um cadáver ouve rádio, de Marcos Rey;
- A turma da rua quinze, de Marçal Aquino;
- A árvore que dava dinheiro, de Domingos Pellegrini.

Com quase 40 anos de existência a coleção Vaga-Lume continua encantado novos leitores e mantem um cantinho especial reservado no coração daqueles que (como eu) cresceram lendo suas estórias.

Confira abaixo algumas das capas mais famosas:

2 comentários:

  1. NAUM PODEMOS ESQCER A TERRIVEL LEITURA DE AÇUCAR AMARGO Q NOS FOI IMPOSTA PELA PROFESSORA NEUSA NA QUINTA SERIE!!!
    RAFHAELL

    ResponderExcluir
  2. Realmente a professora Neusa da 5@ série ofuscou um pouco o brilho do vaga-lume impondo a leitura forçada de Açucara Amargo quando tudo oque queríamos era jogar Mega Drive e assistir Beakman.

    ResponderExcluir